Imagem capa -
Rumo às mostras

"Beijo" para festejar dois anos

A Galeria Oriente (GO), na Glória, vai abrir uma exposição coletiva no dia em que comemora dois anos: 31 de julho, em evento das 18h às 21h, com entrada gratuita. “Beijo” reúne nove grandes fotógrafos representados pela GO – Ana Carolina Fernandes, Ana Dalloz, Anna Kahn, Fábio Seixo, Kitty Paranaguá, Paulo Marcos, Rogério Reis, Thiago Barros e Walter Carvalho. Eles foram convidados a produzir imagens inéditas, inspiradas na centenária tela “O Beijo”, de Gustav Klimt.

Vinculada ao Ateliê Oriente, onde se encontram aqueles que têm a fotografia e a imagem em seus radares, a GO realizou volumosas 13 exposições e 13 performances e conversas sobre arte no período, e segue com a agenda abarrotada até o final do ano.“Estamos muito felizes em completar dois anos, em especial por sempre ter  recebido muito apoio do meio artístico de diversas formas, e esperamos que isso seja só o começo. Que a Galeria Oriente continue abrigando, cada vez mais, as várias manifestações da produção artística atual”, diz Adriana Braga, à frente da GO desde a inauguração.

Novos olhares para “O Beijo”, de Klimt
Uma das obras mais famosas do pintor austríaco, “O Beijo” reúne o feminino e o masculino, com as suas formas arredondadas e retangulares, definindo os gêneros em comunhão e desigualdade. Com 110 anos de existência, a pintura que integra a coleção de uma galeria em Viena serviu para inspirar novas imagens feitas pelas lentes dos nove fotógrafos.

“Desenvolvo esse ensaio há dois anos, bem devagar - porque a cumplicidade e o respeito que procuro dos fotografados em relação a mim não se estabelece de um dia para o outro. Com ele, busco a autenticidade, a dignidade e a liberdade de pessoas que a sociedade insiste em manter invisíveis”, defende Ana Carolina Fernandes, que vai regularmente a uma boate na Baixada Fluminense atrás de registros sobre o universo LGBT e, há mais de 15 anos, fotografa um casarão na Lapa carioca habitado por travestis. A imagem eleita nos leva para dentro de um beijo através do espelho, como se, indiscretos, espiássemos por uma brecha.

“A fotografia é um passaporte mágico que possibilita uma viagem para novos mundos. Dessa forma conheci um pouco da realidade de Bruna Marx. Ela é trans, feminista, militante e presidente do conselho LGBT de Niterói. Na ativa da Marinha há 21 anos, Bruna abriu um processo para voltar a trabalhar e evitar a aposentadoria por incapacidade. Suas lutas são muitas, ela conta que ‘o Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo, três vezes mais que o México, que ocupa segundo lugar. Na ditadura, éramos caçadas e assassinadas. Até hoje, essa é a batalha: continuar viva e fazer parte da sociedade. A estimativa de vida de uma pessoa trans é de 35 anos, sou uma sobrevivente aos 38 anos’. Na foto escolhida para a mostra, Bruna recebe um beijo do marido Gustavo, com quem vive há sete anos”, conta Anna Kahn, cujos olhos sempre se voltam às queixas do mundo.

Fábio Seixo ampliou um quase beijo entre Jair Bolsonaro e Túlio Feliciano e embalou a foto com a logomarca “United Colors of Benetton”, fazendo uma crítica bem humorada à dupla de políticos que não reconhece as diferenças. Já Kitty Paranaguá e Walter Carvalho optaram por uma visão mais poética. “Adoro um beijo! Beijar é estar próximo do outro, é diálogo, é intimidade, é delicadeza, é resistência e é lugar conquistado. Meu beijo é uma homenagem ao amor livre, às escolhas de cada um”, aponta Kitty, cuja imagem recorta um clima amoroso entre duas mulheres (foto). “Tem todos os beijos: abstrato, úmido, pétala, amargo, público, inventado, mentiroso, profundo, cósmico, sonhado, escondido... Agora, aquele que vira imagem não é beijo, é miragem”, filosofa Waltinho.


No mesmo evento, outras duas mostras serão abertas para o publico - as individuais “fragmentos diários”, do artista visual demps, e “O Jardim de Maria”, série ganhadora do melhor portfólio do FotoRio 2017, do fotógrafo e designer gráfico Pedro Kuperman - e haverá projeções de imagens sob a curadoria do renomado Marcos Bonisson.


Dois anos da Galeria Oriente
QUANDO: Abertura em 31 de julho, das 18h às 21h, e visitação de 1 de agosto a 1 de setembro, de segunda a sábado, das 14h às 19h
ONDE: Rua do Russel, 300 / 401, na Glória - 3495.3800 /contato@galeriaoriente.com
QUANTO: Gratuito