Imagem capa - De boas com Depardon por Monica Ramalho
Rumo às mostras

De boas com Depardon

No dia da estreia silenciosa do meu site voltado para a fotografia, fui correr os olhos na exposição UN MOMENT SI DOUX ("Um momento tão doce"), do mestre Raymond Depardon, 75 anos, em cartaz até o dia 22 de janeiro de 2018, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB Rio). É a mesmíssima mostra já vista em Paris e em Marselha.  


A retrospectiva traz 165 fotos do artista francês, feitas pelo mundo em sua já longa vida. Boa parte inédita, garimpada especialmente para compor a expo, que ocupa três salas do CCBB Rio, com destaque para as duas primeiras. Na terceira, vemos frames de um filme feito nas florestas brasileiras e um vídeo do próprio fotógrafo em ação.


Com a câmera na mão desde os 16, Depardon impressiona pela cor saturada de um jeito especial, assim como pela tranquilidade da sua obra. Apesar de ter sido contemporâneo de Henri Cartier-Bresson (1908-2004) na Magnum Photos, o seu olhar foge do instante decisivo que motiva tantos de seus pares, e investe pesado na tranquilidade - mesmo quando o que vemos é um carro cravejado de balas.


De boas com Depardon. Aconselho a visita!