dez
24

Ele não foi uma grande pessoa, não deixou nenhum legado à humanidade, nenhuma herança às suas filhas. Meu pai viveu no presente imediato sem acreditar que o amanhã chegaria – e dependeria, em largas proporções, das escolhas dele. Por causa do meu pai, sempre me lancei nos trabalhos com uma vontade absoluta de dar certo. E, assim, aprendi o que ele nunca me ensinou. Imenso era o medo de passar fome ou morar de favor na casa de parentes outra vez. Daí uma certa preocupação, às vezes desmedida, com o vil metal.

Esta será a primeira noite de 24 de dezembro da vida inteira sem a ranzinzice quase risível do meu pequeno pai. Sim, hoje sei que ele era apenas um garotinho que empinava papagaio e torcia pelo Fluminense sem jamais fazer questão de crescer até que (o tempo é implacável…), envelheceu.

* Foto de Frank Walsh *

Você pode deixar uma mensagem, ou um trackback do seu próprio site.

10 respostas to “O primeiro Natal sem meu pai”

 
  1. Claudia Holanda disse:

    Moniquinha, como eu te entendo…

    vale Renato Russo agora:
    “são crianças como vc, o que vc vai ser quando vc crescer”

    beijos e um natal muito, muito feliz. Uma vida próspera e eu tenho certeza que é e será sempre.

  2. Val Becker disse:

    É… tem certos momentos da vida que a gente valoriza mais quando não são mais possíveis! Natal em famílião, por exemplo. NUNCA gostei…

    E hoje sinto falta da minha avó comendo sem parar e todos tios, primos e agregados rindo de como aquela pequena criatura podia comer mais do que todos juntos…

    E do momento dos ‘envelopes’ do meu avô, que chamava em alto e bom som o nome de cada neto pra entregar o presente mais esperado por todos: aquela graninha que nem era tanta, mas muito bem-vinda pra dar um gás no final de ano de todos!

    A família era enorme!! E como era bom, pensando bem.

    Não tem jeito… na minha opinião Natal deveria se chamar ‘Nostal’…

    Mas mudar faz parte. E as mudanças são tantas que hoje é dia 24 e nem estou em Porto Alegre. É estranho? É, mas estou tão feliz de passar o Natal com a família na minha amada!

    :))

    FELIZ NATAL A TODOS!

  3. Murilo Ribeiro disse:

    Ô, moça…que texto mais bonito!
    Nem tenho muito a dizer! Só que te desejo um Natal contente, cercada de gente que te quer bem – e sei que isso não falta – e que também não faltem energias boas pra te iluminar e guiar a tua caminhada.
    Bjão, viu?

  4. PAUL CONSTANTINIDES disse:

    Mônica
    Um abração de irmão mais velho pra ti.
    Que palavras lindas e sinceras.
    O melhor de tudo é que vejo amor nelas.
    Isto é tão bom.
    Feliz Natal menina.
    Com certeza o sol de 2009
    Vai brilhar dentro de ti e iluminar
    o teu mundo.
    Abs
    Bjs
    Paul

  5. Sergio Brandão disse:

    Belo texto! Bela poesia! Bela homenagem! Interpretei, nas suas palavras, um agradecimento a ele pela filha em que vc se tornou! Sei tb o significado de uma “cadeira vazia” nesta noite… Já é o vigésimo ano que passo sem meu pai; e parece que foi ontem… Mas a parte que nos consola nesta história é que podemos mudar e nos reinventar… FELIZ NATAL!!! Bjsss.

  6. Mariana disse:

    Que bonito!

  7. monica disse:

    obrigada, gente. a noite de natal foi ótima, com mãe, tias, primos e um filhote de fox paulistinha recém-chegado na família ramalho :))

  8. Helena disse:

    É, Natal é esse momento inevitável de juntar os novos habitantes do planeta com a lembrança dos que já se foram. Neste, em meio às estripulias da minha sobrinha de menos de um ano, o assunto obrigatório era o meu avô, que já morreu faz 10 anos mas tem tantas histórias deliciosas que nunca deixaria de ser citado numa reunião familiar…

    Vida que segue, né, Monica! Beijo e bom 2009!

  9. REJANE ALVES GOMES disse:

    HOJE NESTE NATAL, VAI SER UM DOS PIORES NATAL DA MINHA VIDA, PQ DEUS GUARDOU MEU SUPER HERÓI,(PAPAI)OS ANOS ATRAZ ERAMOS UMA FAMÍLIA SUPER FELIZ PQ ELE ESTAVA NO NOSSO MEIO, DANDO-LHE MUITO AMOR, CARINHO, ERA UM PAI QUE TODOS GOSTARIAM DE TER,ELE ERA UM GRANDE PAI , AMIGO EM FIM TINHA TODAS QUALIDADES DE UM GRANDE PAI, HJ SOMOS O QUE SOMOS PQ ELE NOS DEU TUDO, DEIXOU UMA FAMÍLIA ESTRUTURADAS,ENTREGOU-LHE NOSSA MÃE EM NOSSAS MÃOS, PQ SABIA COM QUEM ELE IA DEIXAR O GRANDE AMOR DA VIDA DELE, FORAM 56 ANOS DE CONVIVENCIA, AMAVAM LOUCAMENTE,PAPAI SEI QUE VC ESTÁ NA GLORIA. SENTIMOS MUITO SUA FALTA. AMAREMOS ETERNAMENTE.

  10. pelaes cumaru disse:

    Esse foi eu quém perdeu o homen que eu mais amava na minha vida, meu pai amado do meu coraçao, ele me deixou dia 29 de outubro no mes do meu aniversario, e procimo do Natal que eu deveria ir passar com ele, pois eu moro em paris e prograva de passar esse Natal com ele. Pois facia uns anos que eu nao passava natal com ele, senpre que podia estava indo no brasil, mais nunca ia pela data de natal senpre em outras tadas, e esse ano tinha previsto de passar natal com ele e ele estava todo contente. Mais ele estava doente de uma Epatite c e comesou a ter umas dores no estomago e eu resolvi de ir pro Brasil dia 15 de outubro, sem imagina que seria os outimos dia que veria meu amor da minha vida meu pai amado, ele faleceu numa manha de sabado 7h15mn e quanto mais os dias de Natal aproxima mais eu me pergunto como sera essa noite de natal pra min.

 

Deixe seu comentário

Monica Ramalho

Monica Ramalho

Arquivo

Caixinha de Música